Olá pessoal!
Estava hoje lendo uma revista da Recreio e decidi transcrever.
Espero que vocês gostem!!!!
O PODER DA COMUNICAÇÃO
Do livro à Internet
Como já dizia Chacrinha, um antigo
Comunicador da televisão brasileira: “ Quem não se comunicar se trumbica”.
Pois a comunicação é mesmo essencial ao ser humano. Por meio dela podemos trocar experiências, aprender e nos divertir. Mas a humanidade demorou muito tempo para atingir o nível atual de rapidez e facilidade na troca de informações. Vamos conhecer um pouco como foi esse trajeto, que levou séculos para se concretizar: desde os primeiros livros,impressos no bairro, até a atual Internet.
ALDEIA GLOBAL
É domingo à noite, você passou o dia inteiro fora, se divertido.
Chegou em casa cansado, mas tem uma missão: saber qual foi o resultado do jogo do time do seu coração.
Hoje em dia, basta ligar TV ou o rádio, ou navegar na Internet, para obter informações sobre qualquer assunto. Parece até que temos o mundo em nossas mãos. Livros, jornais e revistas estão à nossa disposição e as invenções tecnológicas tornam as comunicações cada vez mais ágeis.
COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES
Graças ao desenvolvimento dos meios de comunicação, o planeta , formado por aproximadamente 200 países e com uma população de 6 bilhões de habitantes, virou uma aldeia global, onde é possível saber rapidamente o que acontece em qualquer lugar e a qualquer hora. Novas ideais, novas tecnologias, novos rumos. Tudo pode ser aprendido e compartilhado por nós ,cidadãos do mundo.
CÓDIGOS e SÍMBOLOS
Pare um pouco e observe: estamos cercados de sinais e símbolos por todos os lados .Graças a eles, a vida em sociedade torna-se mais fácil. Já pensou a bagunça que seria se cada pessoa tivesse o seu código de trânsito, o alfabeto,os números, a escala musical, entre outros.
COMUNICAÇÃO ESPECIAL
Há códigos que são usados para permitir a comunicação de pessoas com alguma deficiência. O alfabeto braile, por exemplo, criado por Louis Braile (1809-1852), usa pontos em alto-relevo que representam letras do nosso alfabeto e pode ser “lido” pelo toque dos dedos.
DESAFIOS DA ESCOLA
A partir do momento em que nascemos, começamos a aprender. Com os nossos cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar), desvendamos o mundo e somos capazes de comunicar nossas idéias e nossos sentimentos. Aos poucos, nos preparamos para desafios maiores e vamos para a escola. Parece, então, o que adquirimos um outro sentido, que amplia a capacidades dos demais . Dessa forma, podemos ter acesso ao conhecimento construindo pela humanidade por séculos. Ler e escrever são as primeiras conquistas, mas em seguida vamos aprendendo outras, como novos códigos, idiomas e maneiras de viver de outros povos.
As escolas são as portas pelas quais ingressamos num mundo fascinante e descobertas e conhecimentos. Além e nos ensinar a ler e a escrever, nelas fazemos amizades, conhecemos modos de vida de outras comunidades e nos preparamos para o mundo do trabalho.
SEM ENGASGOS
Estudar e aprender são capacidades que desenvolvimento na escola. Tudo o que aprendemos fica armazenado em nossa memória, sendo lembrado na medida em que se torna necessário. Para a memória funcionar melhor, podemos praticar a Ginástica Mental. Ler muito, observar os detalhes das coisas, interessar-se por assuntos diferentes e concentrar-se naquilo que se está fazendo são alguns exercícios. Assim, fica mai fácil comunicar exatamente o que pensamos, sem engasgar ou gaguejar.
DIREITO DE APRENDER
Nos dias atuais, estudar é um direito de todos. Mas nem sempre foi assim. No Egito Antigo, só quem sabia ler e escrever eram os escribas. Durante séculos, apenas um pequeno grupo de pessoas, as mais ricas, podia freqüentar as escolas. Dessa maneira, somente esses privilegiados estavam sempre atualizados com o que acontecia no mundo, lendo os livros ou as cartas com notícias. Somente no século XIX o ensino primário se tornou gratuito e obrigatório nos Estados Unidos e na Europa.
TRABALHO DE EQUIPE
Você já deve ter se perguntado como são realizados os programas de televisão que fazem tanto sucesso, como O Castelo Rá-Tim-Bum. Pois fique sabendo que tudo aquilo que vemos na telinha foi trabalhado por inúmeras pessoas do autor que teve a idéia original, ao diretor do programa que orienta os autores nas suas cenas, há toda uma equipe disposta a realizar fantasias. Alguns desses profissionais parecem magos, como os responsáveis pelos cenários. Usando matérias simples, como espuma, tinta isopor, e a computação gráfica, eles criam ambientes que parecem reais. Já os manipuladores dos bonecos e os dubladores conseguem dar a vida a pedaços de lata, sapatos velhos e bichos feitos ou pelúcia. Tudo isso para que a gente possa se divertir a valer!




Nenhum comentário:
Postar um comentário